UNASP-EC realiza ação solidária como forma de apoio à famílias carentes
- Jornal Informes
- 31 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
O Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC), promove a campanha “Doe Memórias”, que consiste em doações de produtos de higiene pessoal para alunos e famílias necessitadas.
Por Pedro Matias

Ação solidária arrecada produtos de higiene para alunos externos da universidade e famílias em situações de vulnerabilidade em Engenheiro Coelho -Crédito: Agência Brasília
O UNASP-EC realizou, nos dias 11 à 13 de maio, doações de kits de higiene pessoal e produtos de limpeza, com o objetivo de apoiar famílias que enfrentam dificuldades financeiras no atual contexto pandêmico. O projeto foi idealizado por um dos alunos da faculdade, Gabriel Silva. Os produtos foram arrecadados dentro do próprio campus. Os kits montados contêm quatro sabonetes, sabão em pó e detergente. “Todo cuidado exigido está sendo tomado”, declara Silva a respeito das medidas protetivas contra a Covid-19, como por exemplo a higienização dos produtos.
Em entrevista sobre o objetivo do projeto, o estudante explica que além de suprir as necessidades básicas dos alunos e famílias carentes, busca-se também estabelecer conexões com o público alvo e promover bem-estar. “Muitas pessoas disseram que se lembravam de roupas limpas, outras disseram que se lembravam de casa limpa, banheiro limpo, ou quando a mãe pedia para lavar roupas. Existem pessoas que necessitam dessas memórias e o mais primordial é que essas pessoas precisam vivenciar isso. Precisam da nossa ajuda e do nosso apoio", conta Gabriel.
De acordo com o idealizador do projeto, diante da vigente realidade caótica do país, são necessários esforços conjuntos para atenuar os prejuízos e incentivar a solidariedade. Essa campanha social veio com grande força para beneficiar aqueles que precisam e foram afetados pela pandemia do lado de fora dos portões da faculdade. “Nós aqui, alunos internos, temos muito conforto em comparação a muitas pessoas que estão fora. E por estarmos aqui dentro do campus, acabamos perdendo a perspectiva de como está o mundo lá fora. Esse projeto foi realizado para um movimento de conscientização, para que as pessoas abram os olhos e percebam que também existem pessoas que necessitam de ajuda”, explica Gabriel.
O Pastor Sergio Klein é professor na faculdade e um dos responsáveis pelo projeto. O seu papel é de intermediador entre doadores e necessitados. Frente à importância da arrecadação, reitera: “estamos vivendo uma situação atípica no mundo, e devemos nos unir e dar força a esse movimento de conscientização.” Os impactos desastrosos da Covid-19 ainda serão sentidos pelos próximos anos. Entretanto, a explosão de atos como esse anuncia perspectivas positivas a respeito de solidariedade e empatia, uma lição para todas as posteriores gerações.
Comments