5X Comédia: uma série necessária
- Jornal Informes
- 31 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
A série “5X Comédia” é a representação cinematográfica do ditado “rir para não chorar”.
Por Lucas Pazzaglini

Crédito: Imagem promocional Amazon Prime
Coronavírus, lockdown, pandemia e quarentena são palavras que todo brasileiro conhece o significado e está farto de ouvir, mesmo que ainda seja necessário. Com esse pensamento surgiu “5X Comedia”, a série brasileira que conseguiu compilar informação e divertimento, nos guiando em histórias repletas de humor e reflexão.
Adaptado da peça de teatro, de mesmo nome, escrita por Silvya Gardenberg, o seriado aborda temas relacionados ao coronavírus. São 5 capítulos e uma história diferente apresentada em cada um, o que facilita o aproveitamento daqueles que têm dificuldade de assistir tudo de uma vez, ver um só episódio não interfere na continuidade da trama.
Humor, crítica e reflexão
Trabalhando temas sensíveis e de importância factual, a série aborda a diferença entre classes, idade, além de dificuldades financeiras, problemas no casamento e na família, entre tantos outros assuntos que fazem com que qualquer brasileiro se identifique. Porém, a carga humorística alivia a tensão das verdades ditas a cada episódio.
Outro diferencial do seriado é a simplicidade com que transmite a mensagem principal. Ele não trabalha com enigmas ou recursos semelhantes, simplesmente expõe a verdade e a necessidade de mudança. O segundo capítulo, por exemplo, ao contar a história contrastante de um porteiro e de um morador de prédio luxuoso, aborda a diferença de classes de forma prática e simples e, dessa maneira, facilita a compreensão do espectador.
Brasil, o personagem principal
Apesar da série ter como tema um problema mundial, o foco no Brasil torna tudo mais real. Ambientes e realidades distintos são abordados no decorrer do enredo, indo de comunidades à áreas de luxo em um mesmo episódio. Esse contraste abordado pelo programa não é estranho aos brasileiros, por isso a proximidade com a vida do cidadão comum é um dos seus pontos altos.
Contando com um forte elenco de humoristas brasileiros, como Katiuscia Canoro, Samantha Schumtz e Rafael Portugal, a brasilidade é explorada de diversas formas, desde o sotaque característico dos atores, até a trilha sonora que conta com músicas legitimamente brasileiras.
A produção ainda se destaca por ter seguido rigorosamente as restrições impostas pela covid-19. Na maioria dos episódios não houve contato nenhum entre os atores que sequer estavam no mesmo set, mas sim em suas casas gravando separadamente.
Todos os episódios foram dirigidos por Monique Gardenberg e estão disponíveis no serviço de stream Amazon Prime Video, sendo a primeira série brasileira original da plataforma. Por tratar de temas sensíveis, possui uma classificação indicativa de 16 anos. O conteúdo explicitado é de significativa relevância para o cidadão brasileiro, portanto, ao assistir é interessante que se faça uma reflexão sobre as críticas sociais trazidas e sobre como implementar mudanças importantes para a vivência social.
Comments