top of page

Iniciativas de projetos culturais transformam vidas de brasileiros

  • Foto do escritor: Jornal Informes
    Jornal Informes
  • 1 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Projetos culturais tomam forma e passam a fazer parte da vida dos brasileiros


Por Juliete Caetano


Governo do Estado de São Paulo investe em projetos culturais e impacta vidas de brasileiros.





No dia 11 de maio, o governo do Estado de São Paulo anunciou investimentos de 200 milhões de reais em projetos culturais. O aumento da visibilidade a projetos deste cunho tem dado ênfase à importância da preservação cultural em meio à sociedade brasileira.


De acordo com a mestre em Processos e Manifestações Culturais, Márcia Regina Santos de Souza, “a importância de projetos culturais para a sociedade é total, ela é movimentada por esses projetos, desde os mais simples, até os mais grandiosos”, declara. Mas ela ressalta que, “é preciso haver uma identificação e certo interesse por parte dos envolvidos.”


Projetos que valorizam os aspectos culturais de cada grupo e buscam atender suas necessidades, contribuem para o desenvolvimento dos cidadãos, e consequentemente do grupo como um todo.


“Através de projetos em comunidades, pode-se gerar renda para famílias carentes,” observa Márcia, “às vezes, mulheres que não conseguem sair de casa para trabalhar devido à violência, ou que não tem escolaridade e não conseguem montar um currículo, encontram nessas brechas uma vida melhor”, ressalta.


A publicitária Nayara Dornelas realiza um projeto voltado para o público feminino no âmbito do esporte eletrônico e games online, e, sobre isso, comenta: “nós, como projeto, abrimos portas à capacitação de mulheres para o ingresso no mundo dos games, e é incrível ver como podemos ajudar, oferecer, dando espaço a elas e tendo a alegria de mostrar que elas são capazes, abrindo a mente delas.”


A cultura possui tanto aspectos tangíveis, como objetos e símbolos que fazem parte do seu contexto, quanto intangíveis, idéias e normas que regulam o comportamento individual e coletivo. Esses aspectos constroem a realidade social dividida por aqueles que a integram e dão forma a relações estabelecendo valores e normas.


Mestre em Matemática e professora de Biologia, Iozodara Branco declara que, “é necessário que os jovens conheçam suas raízes de forma a conservar a cultura brasileira na sociedade moderna, pois preservar o patrimônio cultural é de interesse público, visto que ele representa a história de um local e de seu povo”, mas além do povo, “o Estado tem um papel fundamental na formulação e implementação de políticas públicas que preservem este tão valioso patrimônio”, conclui a educadora.


Comments


INSCREVA-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page