Jovens descobrem grandes oportunidades de investimento em meio à pandemia
- Jornal Informes
- 1 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Juventude aproveita período pandêmico para entrar no mercado de trabalho e participar de programas de empreendedorismo através das plataformas digitais .
Por Rebeca Pedromilo

Portas se abrem por meio das plataformas digitais e aplicativos, e proporcionam o crescimento do mercado de trabalho para a geração mais jovem.
Segundo o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, os donos de pequenos negócios tiveram um aumento de 72% em vendas pela internet durante a pandemia. Isso, por causa da necessidade de permanecer em casa, devido ao distanciamento social.
Essa demanda tem estimulado muitos jovens a empreenderem e investirem através das plataformas digitais, já que, de acordo com a pesquisa, algumas das plataformas mais usadas são WhatsApp e Instagram. Um exemplo disso é a empreendedora Alessandra de Lima, que comenta sobre a experiência que teve ao abrir uma loja de roupas em meio à pandemia. A jovem conta que o perfil de sua loja no Instagram começou com pouquíssimos seguidores e com roupas que eram dela, mas estavam em ótimo estado. Hoje, já são mais de mil pessoas que visitam frequentemente seu perfil. Atualmente, ela tem uma demanda muito maior e parcerias com várias empresas de roupas.
Alessandra observa que devagar conquistou o seu espaço e conseguiu fazer seu negócio avançar. “Meu brechó cresceu aos poucos e eu pude aprender demais com ele. Me amadureceu, me ensinou a lidar com pessoas, a pensar em soluções e a desenvolver criatividade”, explica. Ela ainda comenta que, a princípio, desejava apenas uma renda extra, porém agora pretende consolidar sua marca. Alessandra reitera que faria tudo novamente se pudesse voltar no tempo.
O jovem empresário Bruno Fernandes abriu, em meio à pandemia, sua segunda loja de produtos naturais e revela que teve um excelente crescimento em suas vendas. Apesar das dificuldades provenientes do distanciamento social, afirma: “é na crise que surgem os melhores negócios.” Fernandes relata também que aproveitou esse momento de maior necessidade de permanecer dentro de casa para tirar do papel suas ideias e começar a colocar em prática. “Quando você pensa em colher antes do plantio, a tendência é que você se frustre,” elucida. Ele conclui que, acima de tudo, é necessário ter paciência e respeitar todos os processos do empreendedorismo.
Nova geração é grande responsável pelas mudanças no mercado
Especialistas no assunto também se posicionam a respeito do processo de investimentos e das vantagens desse tipo de atividade. É sobre esse assunto que o contador Ailto do Amaral explica: “empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.”
Além disso, Amaral aponta que um negócio, um projeto ou mesmo um movimento podem gerar mudanças reais e impactantes no cotidiano das pessoas. Ele complementa ao dizer que a nova geração é uma das principais responsáveis pelas constantes mudanças que temos visto no mercado.
Comentários