Prefeitura de Campinas cria projeto de corredores ecológicos
- Jornal Informes
- 1 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Com o objetivo de restaurar a flora nativa e criar passagens para a fauna presente, a prefeitura de Campinas realiza um projeto de corredores ecológicos.
Por Lucas Rafael

Corredores ecológicos ganhando forma na cidade de Campinas–SP (foto: Renan Pissolatti/WRI Brasil).
A prefeitura de Campinas vem terminando o projeto iniciado no ano de 2017, a criação dos corredores ecológicos ao longo da cidade. Essas faixas de vegetação têm como objetivo unir pedaços florestais e unidades de conservação que acabaram se separando por conta da interferência humana. Com 750 hectares de área, o intuito é ligar a mata de Santa Genebra ao Refúgio da Vida Silvestre Quilombo e aos fragmentos do Rio das Pedras, no distrito de Barão Geraldo.
Os trechos onde o corredor estará presente serão compostos por espécies vegetais nativas, assim, possibilitará a passagem da fauna nas interseções das rodovias. Em conversa, Anderson Tiago, morador da cidade de Campinas–SP, ressalta: “esse projeto é de grande importância não apenas para a fauna e flora, mas também para os próprios moradores que poderão desfrutar da sombra das árvores, poderão realizar caminhadas nesses corredores. Até mesmo a respiração irá melhorar. O estilo de vida na cidade com esses corredores será bem melhor.”
O Plano Municipal Verde prevê 280 quilômetros de corredores ecológicos. Até o momento 17% foram instituídos ao longo da cidade tendo um total de 48 quilômetros. A tarefa não será nada fácil, a área equivalente é de 42.148 hectares, porém apenas 34%, ou seja, 17.475 hectares possuem vegetação.
O foco inicial é a recuperação de hectares com o plantio de 1.667 mudas nativas por hectare. O custo previsto para a realização do projeto até o término está entre R$16 mil e R$20 mil por hectare de área plantada, mas é preciso garantir auto sustentação em dois anos. A prefeitura de Campinas diz que as fontes de recursos para a restauração já existem, e apenas precisam ser canalizadas para essas áreas.
Plano de ação
O plano de ação foi lançado no início de abril de 2017 em uma cerimônia virtual. O atual prefeito, Dário Saadi, assinou todos os documentos que afirmavam o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável.
Os corredores ecológicos possuem uma infraestrutura verde e azul, com parques, arborização e recuperação de áreas de preservação permanentes. O biólogo Daniel Silva afirma: “O projeto é um grande avanço no desenvolvimento da cidade em combate às mudanças climáticas e o aquecimento global.” O financiamento para a realização de toda a infraestrutura e avanço da obra vem do Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, que se envolveu por ter o objetivo de dar todo o apoio possível às regiões metropolitanas, para que passem a compreender o potencial da natureza. Além disso, querem melhorar o fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia da cidade conservando a biodiversidade e gerando oportunidades econômicas.
Comments